Podemos conceituar liberdade como a ausência de submissão do ser humano, que se torna um ser independente e autônomo. Mas para você o que é liberdade?
Nos dias de hoje vivemos em uma sociedade onde o individuo tem certas liberdades, como a de pensamento, regulamentadas por lei, mas nem sempre foi assim. Um exemplo é o Brasil colônia onde negros viviam em uma condição servil, funcionando como o combustível das engrenagens da economia colonial sem no entanto terem a condição de viver sua própria vida, fazer suas próprias escolhas e ganhar um salário digno que o garantisse uma vida livre e não miserável. Mesmo nos dias de hoje ainda observamos países onde a liberdade não é algo de qual toda a população tem acesso. A Coréia do Norte, conhecida por ser um dos países mais fechados do mundo é um deles. Sua população deve viver de acordo com as regras e interesses de um ditador que controla tudo no país, e que dispõe de uma vida luxuosa, relegando o resto da população a uma condição servil, sendo que o salário médio não chega a US$ 47 por mês. E a Coréia ainda se diz comunista...
No Brasil a situação é bem diferente. Vivemos em uma democracia e possuímos liberdade de pensamento, locomoção, expressão, crença, entre outras. Mas a liberdade em nosso território é algo extremamente novo, visto que até a década de 80 vivíamos em uma ditadura militar que caçava todos aqueles que se punham contra as determinações do regime, prendendo-os, torturando-os e até matando-os. Observamos então que ainda há esperança. Se o Brasil saiu de uma situação de extrema opressão para uma de grande liberdade em tão pouco tempo outras nações também podem fazer o mesmo e então realizaremos o sonho de viver em um mundo livre e harmonioso o que a algumas décadas parecia algo impossível.
E.S.

Nenhum comentário:
Postar um comentário