segunda-feira, 11 de abril de 2011

Segurança nas escolas


O massacre ocorrido em uma escola pública do Rio de Janeiro reacendeu uma velha polêmica: os colégios no Brasil são de fato lugares seguros? Muitos pais devem estar se fazendo essa pergunta nesse momento. O lugar no qual eles costumavam deixar seus filhos com a sensação de que estariam livres do perigo agora parece um ambiente hostil, que não oferece todas as garantias de que suas crianças não se machuquem.
Mas aqueles que pensam deste jeito estão sendo um pouco hipócritas. Casos como esses são extremamente raros no Brasil, ao contrário de outros países como os EUA, onde esses tipos de violência em escolas acontecem com uma certa freqüência. É claro que a segurança escolar deve melhorar, mas no caso do massacre de Realengo devemos refletir bastante antes de tirarmos conclusões precipitadas. Em primeiro lugar o atirador era um ex aluno e a escola estava promovendo uma série de palestras em que seus antigos estudantes falavam aos novos sobre suas profissões e realizações profissionais. Em segundo lugar, quem imaginaria que um homem seria capaz de entrar em uma escola com o propósito de matar crianças inocentes sem motivo aparente? Esse tipo de crime não faz parte da história do Brasil e sua população não está preparada para agir da melhor forma quando algo dessa natureza acontecer.
Esperamos que crimes como esse não tornem a acontecer em nosso território e que caso aconteçam nossas escolas estejam devidamente preparadas para coibir a ação dos meliantes, os quais devem ser punidos severamente, trazendo de volta a tranqüilidade às famílias brasileiras.
E.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário